terça-feira, 6 de novembro de 2012

1946 – ENIAC - O PRIMEIRO COMPUTADOR


O ENIAC (Electronic Numerical Integrator and Computer) foi o primeiro computador digital eletrônico de grande escala, muitos falam que o primeiro foi o Mark I, mas este era apenas eletromecânico. Criado em fevereiro de 1946 pelos cientistas norte-americanos John Eckert e John Mauchly, da Electronic Control Company, o ENIAC começou a ser desenvolvido em 1943 durante a II Guerra Mundial para computar trajetórias táticas que exigissem conhecimento substancial em matemática, mas só se tornou operacional após o final da guerra.

Pesava mais de 30 toneladas; operava na base dez e não em base binária; ocupava 270 m2  sua capacidade de processamento era de 5.000 operações por segundo; possuía 18.000 válvulas, de 160 Kw de potência.

Criado na Segunda Guerra, tinha como principal finalidade cálculos balísticos. Esta máquina não tinha sistema operacional e seu funcionamento era parecido com uma calculadora simples de hoje. O ENIAC, assim como uma calculadora, tinha de ser operado manualmente. A calculadora efetua os cálculos a partir das teclas pressionadas, fazendo interação direta com o hardware, como no ENIAC, no qual era preciso conectar fios, relês e sequências de chaves para que se determinasse a tarefa a ser executada. A cada tarefa diferente o processo deveria ser refeito. A resposta era dada por uma sequência de lâmpadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário