terça-feira, 6 de novembro de 2012

1920 - LENIN DISCURSANDO EM MOSCOU

 Na escada de acesso ao palanque estão Kamenev e Trotsky, que mais tarde seriam removidos da fotografia quando se tornaram adversários de Stálin.



Vladimir Ilyitch Uliánov foi um revolucionário e chefe de Estado russo, responsável em grande parte pela execução da Revolução Russa de 1917, líder do Partido Comunista, e primeiro presidente do Conselho dos Comissários do Povo da União Soviética. Influenciou teoricamente os partidos comunistas de todo o mundo, e suas contribuições resultaram na criação de uma corrente teórica denominada leninismo.

Em 1893, mudou-se para São Petersburgo, onde praticou a divulgação das ideias revolucionárias. Em 1895, fundou a Liga da Luta pela Emancipação da Classe Operária, a consolidação de grupos marxistas da cidade, como um partido revolucionário embrionário, a Liga foi ativa entre as organizações russas de trabalho. Em 7 de dezembro de 1895, Lenin foi preso por conspirar contra o czar Alexandre III, e foi preso por 14 meses. Em fevereiro de 1897, ele foi exilado para o leste da Sibéria. Lá, ele conheceu Gueorgui Plekhanov, o marxista que introduziu o socialismo na Rússia. Em julho de 1898, Lenin se casou com a militante socialista Nadežda Konstantinovna Krupskaja, e em abril de 1899, ele publicou o livro “O Desenvolvimento do Capitalismo na Rússia” (1899), sob o pseudônimo de Vladimir Ilyin; um dos trinta trabalhos teóricos que ele escreveu no exílio.

No final de seu exílio em 1900, Lenin deixou a Rússia e viveu em Munique (1900-1902), Londres (1902-1903), Genebra (1903-1905). Em 1900, ele e Julius Martov (mais tarde um dos principais opositores) co-fundaram o jornal Iskra (Faísca), e publicou artigos e livros sobre a política revolucionária, enquanto estava recrutando para o Partido Operário Social-Democrata Russo (POSDR), que tinha realizado a sua primeira reunião em 1898 enquanto Lenin ainda estava em exílio na Sibéria. Como político na clandestinidade, Vladimir Ulyanov assumiu vários apelidos e, em 1902, adotou Lenin como seu definitivo nome de guerra, derivado do Rio Lena, localizado na Sibéria.

Em 1903, Lenin participou do 2º Congresso do Partido Operário Social-Democrata Russo, que inicialmente se realizou em Bruxelas e depois terminou em Londres. Nesta reunião, há uma divisão ideológica de longo período desenvolvida dentro do partido entre a facção bolchevique (que significa "maioria" em russo), liderada por Lenin, e a facção menchevique (que significa "minoria" em russo), liderada por Julius Martov. A ruptura originou, em parte, o livro de Lênin “Que Fazer?” (1902). Outra questão que dividiu as duas facções foi o apoio de Lenin a uma aliança operária-camponesa para derrubar o regime czarista, em oposição ao menchevique que possuía uma aliança entre as classes trabalhadoras e a burguesia liberal para atingir o mesmo objetivo.

Em novembro de 1905, Lenin retornou à Rússia para apoiar a Revolução Russa de 1905. Em 1906, ele foi eleito para presidir o POSDR; mas retomou ao seu exílio em dezembro de 1907, após a vitória czarista na tentativa de revolução, e depois do escândalo do assalto a um banco em Tiflis em 1907. A "expropriação" teria ocorrido para se conseguir dinheiro para financiar a revolução. Até as revoluções de fevereiro e outubro de 1917, ele viveu na Europa Ocidental, onde, apesar de pobreza relativa, ele desenvolveu o leninismo — o marxismo urbano adaptado para a Rússia agrária invertendo a prescrição das políticas econômicas de Karl Marx para permitir uma revolução dinâmica liderada por um partido de vanguarda de revolucionários.

Em fevereiro de 1917, manifestações populares na Rússia provocadas pelos problemas na guerra forçou o czar Nicolau II a abdicar. A monarquia foi substituída por uma relação difícil entre os políticos, por um lado, um governo provisório de figuras parlamentares, e, por outro lado, uma matriz de "Sovietes": conselhos revolucionários eleitos diretamente pelos trabalhadores, soldados e camponeses.
Lenin ainda estava no exílio em Zurique. Quando estava se preparando para ir à biblioteca de Altstadt em Zurique depois do almoço de 15 de março, um colega de exílio, Mieczyslav Bronski, exclamou: "Você não ouviu a notícia? Há uma revolução na Rússia!". No dia seguinte, Lenin escreveu para Alexandra Kollontai, em Estocolmo, insistindo na "propaganda revolucionária, agitação e luta com o objetivo de uma revolução proletária internacional para a conquista do poder pelos Sovietes de deputados trabalhadores". No dia seguinte: "Espalhe! Desperte novas iniciativas, forme novas organizações em cada classe social e prove-lhes que a paz só pode vir com a União Soviética armada de deputados trabalhadores no poder".

Lenin estava determinado a voltar à Rússia, mas isso não foi uma tarefa fácil no meio da Primeira Guerra Mundial. A Suíça ficou cercada pelos países em guerra da França, Alemanha, Áustria-Hungria e Itália, e os mares foram dominados pelo aliado britânico.

Negociações com o Governo Provisório para obter uma passagem através da Alemanha para os exilados russos em troca de prisioneiros alemães e austro-húngaros da guerra arrastaram-se. Eventualmente, ignorando o Governo Provisório, em 31 de março o suíço comunista Fritz Platten obteve permissão do ministro alemão das Relações Exteriores através de seu embaixador na Suíça, o barão Gisbert von Romberg, para que Lenin e outros exilados russos viajassem da Alemanha para a Rússia em um trem.

Em 9 de abril, Lenin e sua esposa Krupskaia conheceram seus companheiros exilados em Berna, um grupo de eventualmente 30 pessoas embarcaram em um trem que os levou a Zurique. De lá, eles viajaram para Gottmadingen onde havia um trem especial esperando. Acompanhado por dois oficiais do Exército alemão, os exilados viajaram através de Frankfurt e Berlim para Sassnitz (chegando em 12 de abril), onde uma balsa levou-os para Trelleborg. Krupskaya observou pela janela enquanto eles passavam através da Alemanha em guerra, que os exilados ficaram "impressionados com a total ausência de adultos homens. Apenas as mulheres, adolescentes e crianças podiam ser vistos nas estações, nos campos, e nas ruas das cidades". Uma vez na Suécia, o grupo viajou de trem para Estocolmo e daí de volta à Rússia.


Pouco antes da meia-noite de 16 de abril (3 de abril no calendário gregoriano) de 1917, o trem de Lenin chegou à Estação Finlândia, em Petrogrado (atual São Petesburgo). Ele foi recebido, ao som da Marselhesa, por uma multidão de trabalhadores, marinheiros e soldados levando bandeiras vermelhas: um ritual na Rússia revolucionária para os exilados que chegavam em casa.

Lenin foi formalmente recebido por Nikolay Chkheidze, o presidente menchevique do Soviete de Petrogrado. Lenin intencionalmente virou-se para a multidão e declarou: "A guerra imperialista é o início da guerra civil em toda a Europa... A revolução mundial socialista já amanheceu... Alemanha está fervendo... Qualquer dia, o conjunto do capitalismo europeu pode falhar... Marinheiros, camaradas, temos que lutar por uma revolução socialista, a lutar até que o proletariado tenha a vitória completa! Viva a revolução socialista no mundo!".

Em Petrogrado, uma insatisfação com o regime culminou nos espontâneos tumultos dos Dias de Julho, realizado por trabalhadores industriais e soldados. Depois de ser suprimida, o governo acusou Lenin e os bolcheviques de estarem no comando dos motins. Aleksandr Kerenski e outros adversários também acusaram os bolcheviques, especialmente Lenin, de ter provocado os agentes do Império Alemão; e em 17 de julho, Leon Trotsky defendeu: "Uma atmosfera intolerável foi criado, em que você, assim como nós, estamos nos sufocando. Eles estão jogando sujas acusações a Lenin e Zinoviev. Lenin lutou 30 anos pela revolução. Lutei por 20 anos contra a opressão do povo. E não podemos deixar de valorizar um ódio pelo o militarismo alemão... Que ninguém nesta sala diga que somos mercenários da Alemanha”.

No acontecimento, o Governo Provisório prendeu os bolcheviques e proibiu a sua parte, levando Lenin a fugir para a Finlândia. No exílio novamente, refletindo sobre as jornadas de julho e suas consequências, Lenin determinou que, para evitar o triunfo de forças contra-revolucionárias, o Governo Provisório deveria ser derrubado por um levante armado. Enquanto isso, ele publicou “O Estado e a Revolução” (1917) propondo o governo pelos sovietes (conselhos eleitos formados por trabalhadores, soldados e camponeses) e não por um organismo parlamentar.

No final de agosto de 1917, enquanto Lenin estava escondido na Finlândia, o comandante-em-chefe do exército russo, o general Lavr Kornilov enviou tropas para Petrogrado, no que parecia ser uma tentativa de golpe militar contra o Governo Provisório. Kerensky, em pânico, pediu ajuda ao Soviete de Petrogrado, permitindo que os revolucionários organizassem os trabalhadores como Guardas Vermelhos para defender Petrogrado. O golpe se esgotou antes de chegar a Petrogrado devido à ação coletiva dos trabalhadores industriais de Petrogrado e à falta de vontade dos soldados.
Entretanto, a fé no Governo Provisório foi severamente abalada. O slogan de Lenin desde as Teses de Abril - "Todo o poder aos sovietes!" -, tornou-se mais plausível a cada vez mais na qual o Governo Provisório foi desacreditado aos olhos do povo. Os bolcheviques ganharam a maioria no soviete de Petrogrado em 31 de agosto e no Soviete de Moscou em 05 de setembro.

Em outubro Lenin retornou da Finlândia. Do Instituto Smolny, Lenin comandou a deposição do Governo Provisório (06-08 novembro 1917), e a invasão (7-8 de Novembro) do Palácio de Inverno para realizar a rendição de Kerensky, e estabeleceu o governo bolchevique na Rússia.

O jornalista americano John Reed descreveu o homem que viu discursar na noite de 26 de outubro (calendário juliano), no Congresso dos Sovietes: "Uma figura, baixa e atarracada, com uma grande cabeça estabelecida em seus ombros, calvo e saliente. Olhos pequenos, boca larga e queixo pesado. Inexpressivo, para ser o ídolo de uma multidão, amado e reverenciado como talvez poucos líderes na história pode ter sido. Um estranho líder popular — um líder exclusivamente em virtude do intelecto; incolor, sem humor, intransigente e individual, sem pitorescas peculiaridades, mas com o poder de explicar ideias profundas em termos simples, de analisar uma situação concreta. E combinado com astúcia, a maior audácia intelectual".

Nenhum comentário:

Postar um comentário