terça-feira, 6 de novembro de 2012

1896 – O BOLETIM DE EINSTEIN AOS 17 ANOS


Alemão e Literatura = 5; Francês = 3; Inglês = sem nota; Italiano = 5; História = 6; Geografia = 4; Álgebra = 6; Geometria = 6; Geometria Descritiva = 6; Física = 6; Química = 5; História Natural = 5; Desenho Artístico = 4; Desenho Técnico = 4

Existe uma crença generalizada, mas infundada, em torno do sucesso escolar de Albert Einstein: a de que ele seria um mau aluno nos primeiros anos. Na verdade, existe alguma confusão entre as ansiedades sentidas pelos familiares, assim como alguns episódios de natureza disciplinar, e o real sucesso escolar de Einstein. Einstein era um aluno seguro e persistente, no entanto um pouco lento na resolução de problemas. Os familiares até acreditavam que ele poderia ter algum tipo de dislexia. No entanto, o menino inicialmente lento tornou-se o melhor aluno na escola. Suas notas estavam entre as melhores da classe, e seu boletim era brilhante, segundo sua mãe. A prova que a educação formal de Albert correu bem desde cedo é patente na carta escrita por Pauline Einstein a 1º de agosto de 1886 à mãe (Jette Koch) em que dizia: “Ontem Albert recebeu as notas; foi novamente o melhor, o boletim é brilhante”. Durante esses anos obteve as mais altas notas em latim e em matemática. Mas see para a Matemática e para as ciências naturais ele era mais do que bem dotado, possuidor de grande intuição e habilidade lógica, para as disciplinas que exigiam capacidade de memória as suas aptidões escolares não eram tão grandes. Geografia, História e Francês constituíam obstáculos quase intransponíveis. As áreas que tinham um caráter mais físico como a ginástica e o desporto também lhe eram naturalmente antipáticas.
 
A lenda, amplamente divulgada, de que Einstein teria sido reprovado em matemática quando era estudante, foi rechaçada por ele mesmo quando lhe mostraram um recorte de jornal com esta questão. Einstein apenas riu e disse. "Nunca fui reprovado em matemática. Antes dos quinze anos, já dominava cálculo diferencial e integral".

Independentemente do sucesso ou insucesso escolar que tenha tido uma questão é certa: Albert não gostou da escola. Sobre esses tempos disse: “Os professores da escola primária pareciam sargentos, e os do Gymnasium pareciam tenentes”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário